Ads 468x60px

A serie



Doctor Who é uma premiada série de ficção científica britânica, produzida e transmitida pela BBC. A série mostra as aventuras de um Senhor do Tempo, um alienígena viajante do tempo que possui dois corações conhecido apenas como "O Doutor" ("The Doctor"). Ele explora o universo em sua máquina do tempo, conhecida como TARDIS, cuja aparência exterior se assemelha a uma cabine da polícia londrina dos anos 60. Juntamente com os seus companheiros, o Doutor enfrenta uma variedade de inimigos, enquanto trabalha para salvar as civilizações, ajudar as pessoas comuns, e corrigir erros[
A Série recebeu o reconhecimento da crítica e do público como um dos melhores programas de televisão britânicos, incluindo o British Academy Television Award 2006 de Melhor Série de Drama e cinco anos consecutivos (2005-10) venceu o National Television Awards. Em 2011, Matt Smith tornou-se o primeiro Doutor a ser indicado para o prêmio BAFTA de Melhor Ator em um papel principal.
A série está referenciada no Guiness como "a mais longa série de ficção científica do mundo" [2] e como a série de ficção científica de "maior sucesso" de todos os tempos-com base em suas avaliações sobre-todas transmissões, vendas de DVDs e livros e tráfego do iTunes. É reconhecida pelas histórias imaginativas, pelos seus criativos e baratos efeitos especiais (no período 1963-1989) e pelo uso pioneiro de música eletrônica.
A série foi exibida durante o período de 1963 até 1989, suspensa até 1996, e relançada com grande sucesso em 2005, desta vez produzida no País de Gales pelaBBC Wales. Doctor Who possui múltiplos spin-offs: K-9 and Company (1981),Torchwood (2006 - 2011), The Sarah Jane Adventures (2007 - 2011) e K-9 (2009) e presença em outros formatos como livros, áudio, histórias em quadrinhos e etc.
O papel do "Doutor" é atualmente interpetado pelo ator Matt Smith que assumiu o papel no especial de Ano Novo, The End Of Time Part 2, exibido em 1 de Janeiro de 2010.
A 5ª Temporada foi transmitido pela primeira vez em 2010, no qual o 11º Doutor é acompanhado por Amy Pond (Karen Gillan) e Rory Williams (Arthur Darvill). A sétima temporada começou a ser transmitida em 1 de Setembro de 2012, introduzindo a nova acompanhante Oswin (Jenna-Louise Coleman) no primeiro episódio da 7ª temporada e a despedida de Amy e Rory como acompanhantes do Doutor no quinto episódio da 7ª temporada. Em 2013 a série comemora os seus 50 anos.

The Doctor (O Doutor)


A personagem do Doctor está sempre envolta em mistério. No início da série, apenas se sabia que ele era um extraterrestre viajante e excêntrico, com um grande conhecimento sobre as mais variadas matérias, que combatia as injustiças que encontrava ao explorar o Universo na sua nave espacial TARDIS. TARDIS é uma abreviatura para Time And Relative Dimensions InSpace (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço). A TARDIS é maior por dentro do que por fora, e, devido a uma avaria permanente num circuito, a sua aparência exterior assemelha-se à de uma cabine da polícia londrina dos anos 60. Eventualmente descobre-se que a figura sinistra e misteriosa do "Doctor" é uma espécie de renegado da sua própria espécie, os "Time Lords" ("Senhores do Tempo"), oriundos do planeta "Gallifrey" na constelação de Kasterborous.
Sendo um "Senhor do Tempo", o "Doctor" tem a capacidade de regenerar o seu corpo, como forma de evitar a morte. Este conceito foi introduzido em 1966, quando os argumentistas se confrontaram com a partida do ator principal William Hartnel, como forma de prolongar a série. Desde então tem sido uma característica definidora da série, sendo utilizada sempre que é necessário substituir o ator principal. Contudo, foi estabelecido num episódio que um Senhor do Tempo apenas pode regenerar 12 vezes, a um total de 13 encarnações (apesar de ser possível contornar a situação). Até à data, o "Doctor" passou por este processo dez vezes, tendo cada uma das suas encarnações o seu estilo e particularidades, mas partilhando as memórias, a experiência e o seu sentido de moral:
Outros atores também interpretaram o "Doctor" em outras histórias, como é o caso de Rowan Atkinson, contudo estas não são consideradas canónicas tanto pelos fãs, como pela própria BBC.
Ao longo da história da série várias revelações, algumas controversas, foram realizadas acerca do "Doutor". Por exemplo, que o Primeiro Doutor pode não ser a primeira incarnação do Doutor; que o Doutor é mais que um simples Senhor do Tempo, podendo ser "meio humano" por parte da mãe (apesar de esta afirmação ser altamente contestada). No primeiro episódio da série é revelado que o "Doutor" tem uma neta, Susan Foreman, e, na temporada de 2006, é o próprio Doutor quem afirma que já foi pai. Em 2005 é revelado que o Nono Doutor é o último sobrevivente da sua raça, e que o seu planeta foi destruído em um evento conhecido como a Última Grande Guerra do Tempo, cujo trágico desfecho teve participação direta do Doutor. Para impedir os Senhores do Tempo de causar a destruição do Universo e do tempo em si (tornando-os criaturas de pura consciência e sem corpo físico apenas para escapar da guerra), o Doutor criou um bloqueio temporal em torno da guerra e causou a destruição de Gallifrey, tornando impossível que alguém voltasse no tempo para impedir tal desfecho. Ao fim da guerra, o Doutor acreditava ter extinguido não apenas a sua raça, mas também os Daleks, considerados por ele "a espécie mais maléfica de toda criação". No entanto, descobre-se em 2005 que alguns Daleks, incluindo o Dalek-Imperador, sobreviveram à guerra.

Doctor Who no brasil 

No começo de 2012, o canal TV Cultura anunciou que transmitiria a série no Brasil, tanto no canal de televisão quanto na internet, totalmente dublada e com opção de áudio original. O programa teve sua estreia em 19 de março de 2012, com a exibição da primeira temporada da versão atual da série, com o Nono Doutor. Com episódios diários, a TV Cultura irá transmitir também as próximas temporadas.



0 comentários:

Postar um comentário